Anamnese é o dialogo estabelecido entre o profissional da saúde e o paciente como o objetivo de lembrar de fatos e situações que podem estar relacionados a sua doença.
A saúde do corpo humano é composta de muitas variáveis e para se estabelecer diagnósticos precisos é necessário se analisar fatos importantes da vida de um indivíduo, através de uma entrevista e principalmente de um olhar atento.
O termo anamnese vem do grego anamnesis e remete a trazer de volta na memória.
Assim uma simples pergunta ao paciente pode fazer diferença no diagnóstico da condição de saúde atual e até mesmo futura do paciente.
Importante ressaltar que essa ação não é somente prerrogativa de um médico, mas sim de vários profissionais da área da saúde principalmente aqueles que estão envolvidos no atendimento multidisciplinar de um indivíduo.
Todos os profissionais que fazem a anamnese devem levantar hipóteses para o desenvolvimento de determinado sintoma.
Na área da saúde, detalhes pequenos as vezes podem contribuir em muito em determinados diagnósticos.
A maneira ou forma que é feita a anamnese depende de cada profissional, que vai determinar a melhor forma de conduzir o diálogo com o paciente visando determinar um possível diagnostico.
Como foi visto anteriormente, a anamnese está relacionada a lembrança e dessa forma esse processo vai ser caracterizado pelo levantamento e registro de dados, todos relacionados ao paciente.
Esses dados serão relacionados a vida do indivíduo e deverão ter a maior quantidade de detalhes possíveis.
Essa entrevista poderá ser feita de duas maneiras: ou de uma forma mais ativa denominada Técnica de Interrogatório Cruzado, onde o profissional faz perguntas diretas e objetivas ao paciente ou de forma mais passiva denominada Técnica da Escuta, quando o profissional permite um espaço de fala mais amplo e dessa forma assumindo um papel de observador.
A anamnese pode ser feita em etapas com o objetivo de se padronizar a forma de apresentação do relatório final do caso que está sendo analisado.
Um ponto importante é que o relatório da anamnese deve ser feito de forma clara e objetiva, porque em algumas ocasiões ele poderá ser compartilhado por outro profissional que tiver acesso a ela.
Etapas da Anamnese
- Identificação: trata-se da coleta inicial das informações e essa etapa sempre é um pouco demorada porque é onde será coletada o maior numero de informações sobre o paciente. Informações essas relacionadas ao seu quadro clinico. Nessa coleta deverá ser relacionado o nome completo do paciente, idade, sexo, profissão, estado civil, endereço, telefone, entre outros.
- Queixa Principal: é necessário entender o principal motivo que levou o paciente a procurar ajuda do profissional da saúde. Assim o paciente deve contar a história da sua queixa atual. Nesse momento ele não deve ser interrompido para poder falar de forma clara e objetiva e essas informações deverão ser repassadas para a ficha da mesma forma como o paciente descreveu.
É importante o apontamento dos fatos relacionados a queixa de forma temporal: inicio do problema, evolução, intensidade, e indícios de fatos que melhoram ou pioram o quadro clinico apresentado.
- Histórico da Patológica Pregressa e Histórico Familiar: nessa etapa é muito importante o levantamento sobre doenças manifestadas pelo paciente desde o seu nascimento até o dia do seu atendimento.
É importante o levantamento não só das doenças apresentadas pelo paciente com também o histórico de doenças apresentadas pelos familiares onde será possível detectar possíveis doenças hereditárias.
Importante também o levantamento de possíveis cirurgias feitas pelo paciente, vacinas tomadas, alergias, problemas familiares relacionados a doenças psiquiátricas na família, diabetes e câncer.
- Perfil e Hábitos do Paciente: aqui deverá ser relacionado os hábitos do paciente: se fuma, se bebe, se é usuário de drogas, hábitos alimentares, assim como atividades físicas praticadas.
??Normalmente pela quantidade de informações que deverão ser levantadas, o tempo necessário para a anamnese é relativamente longo, mas não existe um tempo pré-determinado para a conclusão da mesma.
Não resta duvida que a Anamnese bem-feita pode auxiliar em muito não só a qualidade do atendimento prestado como também auxiliar no diagnostico preciso da doença a ser tratada.
Assim a Anamnese deve ter foco nos detalhes para que ela seja feita de forma correta e assim traga os resultados esperados e desejados.