A palavra ansiedade vem do grego anshein que significa estrangular, sufocar ou oprimir. Dessa forma ansiedade tem uma conotação negativa representando um estado afetivo que causa sofrimento no indivíduo.
Existem várias causas que podem desencadear o transtorno de ansiedade tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo depressão.
Quem sofre com esse tipo de transtorno geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a sua mente sem aviso prévio.
Normalmente as pessoas com esse quadro são pessimistas e sempre acham que algum coisa ruim pode acontecer a qualquer momento, mesmo que não aja nenhuma evidencia que aponte para isso.
Quando crianças em idade escolar apresentam esse tipo de transtorno, acabam tendo dificuldade em prestar atenção ao conteúdo dado pelo professor.
Como a atenção é fundamental para o processo de aprendizagem, a mesma fica comprometida pela ansiedade demostrada pelo aluno.
O aluno com esse tipo de transtorno psíquico acaba não tendo uma vida escolar com qualidade e assim vai ter o aproveitamento acadêmico abaixo dos níveis desejados.
A ansiedade faz com que o aluno tenha dificuldade em se concentrar e assim assimilar as informações tão necessárias para o aprendizado.
Esse comportamento faz ainda que muitas crianças acabem se isolando e em muitas ocasiões fazendo com que se recusem a entrar na sala de aula ou até mesmo na escola.
Alguns sinais característicos podem ser observados em alunos com o transtorno de ansiedade:
- Falta de socialização com colegas de classe
- Não conseguem trabalhar em equipe
- Ficam inquietos e/ou não prestam atenção nas aulas
- Não apresentam motivação
- Aparentam medo constante
- Irritação constante
E o que pode ser feito para controlar a ansiedade do aluno no ambiente escolar?
Abaixo são apresentadas algumas dicas de como professores podem atuar no sentido de minimizar esse comportamento:
- Criar um ambiente de acolhimento e escuta
- Estimular o estudo sem sobrecarga
- Praticar atividades relaxantes em sala de aula
- Realizar atividades físicas na escola
- Incentivar hábitos saudáveis e lazer
- Falar sobre ansiedade em sala de aula
Esse tipo de transtorno requer uma atenção não só por parte dos pais como também pelos professores envolvidos no processo de aprendizagem.
O objetivo será sempre entender o problema do aluno e proporcionar a ele, uma solução e uma melhor qualidade de vida.