A avaliação psicopedagógica se trata de uma investigação do caminho de aprendizagem de uma paciente, sendo ele estudante ou não.
O motivo dessa avaliação é descobrir a origem de qualquer dificuldade de aprendizagem relacionada a aquisição de conhecimento.
Esse mapeamento do processo de aprendizagem vai depender dos meios utilizados nesse processo até as dificuldades e obstáculos que levaram o paciente na procura de uma ajuda especializada.
Essa avaliação vai identificar as causas dos problemas eventualmente encontrados.
Na realidade a avaliação psicopedagógica vai procurar entender como o paciente aprende e quais os desvios que podem estar ocorrendo dificultando esse processo.
Normalmente essa avaliação vai ter uma equipe multidisciplinar para elaboração do diagnóstico.
Avaliação está sujeita à necessidade especifica de cada pessoa.
A Avaliação Psicopedagógica passa necessariamente pela ANAMNESE que é o processo onde o diálogo entre profissional e paciente busca rememorar eventos relacionados a saúde do paciente, na identificação dos sintomas e sinais atuais, com o objetivo de entender a razão pela qual o paciente procurou uma ajuda especializada.
Ela consiste no levantamento dos dados básicos do paciente como nome completo, idade, endereço, contato telefônico e estado civil por exemplo.
Além disso também deve ser feito um levantamento sobre condição de nascimento e desenvolvimento ( parto, aleitamento, dentição, fala, aprendizado escolar ) e ainda todas as doenças que o paciente teve no passado e atuais.
Também deve se levar em conta a saúde dos familiares como pais, irmãos e avós.
Após a Anamnese o Psicopedagogo poderá utilizar os seguintes instrumentos:
- Entrevista Operativa Centrada no Aprendizado (EOCA)
- Sessão Lúdica
- Provas Operatórias de Piaget
- Teste de Desempenho Escolar
??Com essas atividades se encerra a Avaliação Psicopedagógica.
Todos esses instrumentos serão vistos posteriormente nesse espaço.