A Cromoterapia também chamada de Terapia das Cores é uma técnica antiga, iniciada desde 2800 AC em antigas civilizações como Egito, Grécia, China e Índia que usavam as cores com o intuito de curar doenças e harmonizar o corpo.
A Cromoterapia é a pratica pseudocientífica que utiliza a luz de diferentes cores para o tratamento de doenças.
Ela não é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, pois não existem comprovações cientificas da sua eficácia. No entanto, está aprovada e é oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Praticas Integrativas e Complementares ? PNPIC.
É importante ressaltar que a Cromoterapia não substitui o tratamento médico.
Cada cor possui uma vibração especifica e capacidade terapêutica que auxilia e promove a saúde e o bem-estar.
O método usa as 7 cores do arco-íris: amarelo, azul, laranja, índigo ou anil, verde, violeta ou lilás e vermelho.
Não é só a visão que absorve a energia de uma cor. Todo o organismo possui a capacidade de perceber e receber os efeitos da Cromoterapia.
Benefícios da Cromoterapia
A Cromoterapia apresenta os seguintes benefícios:
Na Cromoterapia, cada cor tem uma propriedade diferente que vai agir em pontos específicos para estimular uma reação curativa. Os pontos da acupuntura como base atingem canais energéticos espalhadas pelo corpo.
Geralmente, mais de uma cor é utilizada para o tratamento. A escolha vai depender do problema da pessoa, sendo que cada ponto do corpo tem um protocolo diferente.
Na terapia das cores, a cor laranja, por exemplo, é indicada para quem sofre de depressão, pois tem o poder de aumentar a autoestima e dar disposição.
Para dores musculares, cores frias, como o azul, são mais indicadas devido às propriedades anti-inflamatórias.
- Verde: O verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. Na terapia das cores, essa cor possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental. Além disso, ajuda a estimular a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas;
- Azul: A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo;
- Vermelho: O vermelho é a cor que aumenta a energia, a vitalidade e a adrenalina. Na cromoterapia, o vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea.
O Vermelho também consegue estimular o Sistema Nervoso Central, reduzindo a fadiga, o cansaço, o desanimo, além de aumentar a disposição e a motivação.
Na Cromoterapia o Vermelho é capaz de ativar e energizar os órgãos de todos os nossos 5 sentidos: audição, tato, visão, olfato e paladar.
- Verde: é muito utilizada para aliviar a tensão, trazendo maior sensação de equilíbrio, calma e harmonia, além de estimular a glândula pituitária que controla as outras glândulas do corpo, ajudando nos desiquilíbrios hormonais.
A cor Verde também ajuda a estabilizar as disfunções crônicas e agudas, sendo muito utilizada para aliviar gripes e resfriados.
O Verde ainda pode acalmar a mente e acelerar a limpeza do nosso organismo, eliminando as toxinas.
- Amarelo: O amarelo é a cor que estimula o intelecto e o sistema nervoso central. Contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor. Além disso, na cromoterapia, ela pode ser usada por pessoas quietas e introvertidas que queiram ter um bom relacionamento interpessoal.
O Amarelo também ajuda a energizar os músculos, os gânglios linfáticos, melhora o sistema digestivo, estimulando os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos;
- Laranja: O laranja é uma cor muito utilizada na cromoterapia pelo seu poder energético, por aumentar a autoestima, dar disposição e incentivar o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão.
Ela ainda aumenta a energia dos pulmões, e da digestão, auxiliando no tratamento de náuseas;
- Índigo ou Anil: ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação de ambientes;
- Azul: na Cromoterapia o Azul é a cor calmante e tranquilizante, que alivia a raiva ou agressividade, além de ajudar a eliminar toxinas através da respiração. Ela ainda pode aliviar irritações, coceiras e a dor das infecções cutâneas , assim como combater a febre, dor de cabeça e inflamações.
- Lilás ou Violeta: ela contribui para o controle da fome, pois interfere no metabolismo, além de acalmar os órgãos, relaxar os músculos e combater infecções.
Ela também contribui para a purificação do sangue, sendo um calmante muito utilizado em meditações para acalmar o estresse mental e emocional, melhorar o sono e aliviar a dor.
A cor Violeta é considerada a de maior sensação de relaxamento e tranquilidade. Por isso é a mais indicada para pacientes com depressão, tristeza, luto, distúrbios internos.
- Rosa: traz afeto, amor e união. Ajuda particularmente no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.
O Cromoterapeuta aplica o tratamento de acordo com seu conhecimento sobre as cores e suas funções. Cada cor atrai um tipo de energia fundamental para o funcionamento de nosso organismo.Para trazer as boas vibrações para a vida, é possível trabalhar com as cores na meditação, fazendo visualização de feixes de luz entrando em seu corpo, ou em ambientes, comidas e roupas.
O ideal é que cada emoção ou parte do corpo seja trabalhada com um tipo específico de cor, de acordo com a necessidade de cada uma.
Assim, tanto o aspecto emocional quanto a parte física podem sair do desequilíbrio e voltar a funcionar de maneira natural. Vale lembrar que os efeitos da Cromoterapia dependem da intensidade com que as cores são utilizadas.
NSTITUCIONAL
H