builderall

Depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, pessimismo, desanimo, baixa autoestima.

Esses sintomas podem aparecer de forma frequente impactando de forma negativa nas atividades rotineiras do indivíduo.

Estudos apontam que existe relações entre depressão e aprendizagem, ou seja, há uma ligação direta que dificulta o processo de aprendizagem dos alunos com sintomas de depressão.

A depressão provoca alterações no cérebro e afeta a disponibilidade de certos neurotransmissores como serotonina e dopamina. Esses neurotransmissores não só são responsáveis pela diminuição do humor como também da capacidade cognitiva.

A depressão faz com que o individuo faça uma avaliação negativa de si mesmo como também provoque a diminuição do interesse e da motivação e ainda altere a atenção e a concentração tão necessárias para o processo de aprendizagem.

Dessa forma o aluno que apresenta esse tipo de transtorno não consegue ter uma vida acadêmica saudável, pois irão apresentar a capacidade de foco e disciplina nas aulas.

 

E como minimizar esse problema na escola?

O primeiro ponto é se ter uma comunicação aberta com os pais e responsáveis. São eles que tomam decisões mais efetivas com no sentido de ajudar a criança ou o adolescente.

A leitura, ter hobbies, viajar, praticar esportes são algumas atividades que podem auxiliar o indivíduo que apresenta o quadro de depressão.


 VOLTAR AO FEED ARTIGOS


VOLTAR PARA HOME