
Antes de abordarmos esse assunto devemos tratar o que envolve a aprendizagem.
A Aprendizagem é um processo que ocorre no cérebro e tem como objetivo uma modificação de conduta que vai poder propiciar a adaptação do individuo com o meio em que ele vive.
Esse processo é influenciado por vários fatores: genético, neurológico, psicológico, educacionais e sociais.
Quando um desses fatores sofrem algum tipo de comprometimento, pode haver prejuízos no processo de aprendizagem.
Dificuldades de Aprendizagem
Normalmente as dificuldades de aprendizagem são percebidas no início da idade escolar quando a criança começa a enfrentar obstáculos que impedem seu progresso em algumas disciplinas da escola.
Se essas dificuldades se tornarem persistentes dificultando o aprendizado, elas devem ser investigadas para se constatar por exemplo a presença de transtornos neurológicos que pode estar prejudicando o desenvolvimento intelectual e sensorial da criança.
A dificuldade de aprendizagem pode ser caracterizada com um obstáculo especifico e pode desaparecer de forma espontânea ou com um acompanhamento pedagógico.
Vale a pensa ressaltar que as dificuldades de aprendizagem são causadas por fatores externos, ou seja, não são de origem organica ou inata. Elas podem estar relacionadas ao ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e problemas de saúde.
Transtornos de Aprendizagem
O transtorno de aprendizagem ocorre quando existe um comprometimento no desenvolvimento do cérebro de um indivíduo. Isso pode ocorrer antes do nascimento, durante o parto ou nos primeiros anos de infância.
O diagnostico precoce e o acompanhamento adequado pode fazer com que uma criança tenha uma vida social com bastante qualidade.
O diagnostico do transtorno de aprendizagem depende da avaliação por parte de um especialista em saude como um Psicologo ou Psiquiatra ou um Neuro Psiquiatra.
O transtorno de aprendizagem engloba 3 pilares: comprometimento da escrita, comprometimento da leitura e comprometimento da matemática.
Entre os principais transtornos podemos relacionar: Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia, TEA- Transtorno do Espectro Autista , TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade , Déficit Intelectual entre outros.
Todos esses Transtornos serão discutidos e tratados aqui no nosso espaço.