É uma atividade para avaliação psicopedagógica ideal para deixar o relacionamento entre o profissional e o paciente mais leve e descontraído. Além disso pode dar informações ao Psicopedagogo sobre a personalidade, as preferencias e conhecimento prévio do paciente ou aprendente.
A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem- EOCA foi desenvolvida pelo professor argentino Jorge Visca e o objetivo é estudar as manifestações cognitivas-afetivas da conduta do entrevistado em situação de aprendizagem.
Ela é utilizada como ponto de partida em todo o processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem.
Essa atividade é feita normalmente em uma sessão onde todo o material deve ser distribuído sobre a mesa onde a criança ficará sentada.
Se a criança desejar usar outro tipo de material, ela ser informada que só deve usar o material disponível na mesa. Ao ele aceitar essa condição, é possível perceber se ela consegue seguir regras pré-estabelecidas.
O material usado na avalição é normalmente colocado em uma caixa denominada EOCA ou caixa lúdica.
Nessa caixa são colocados materiais tais como: folhas sem pauta, caixa de lápis de cor, lápis de escrever sem ponta, apontador, borracha, tesoura, régua, marcadores, cola, massa de modelar, livros ou revistas.
O uso do lápis sem ponta é para se observar se ele tem a iniciativa de usar o apontador, demostrando dessa forma autonomia e iniciativa da criança.
Esses materiais são usados em aprendentes na idade escolar. Para adolescentes pode se acrescentar outras atividades como jogos, papeis, revistas e livros.
Para crianças com idade inferior a 5 anos poderão ser utilizados: massa de modelar, cubos, jogos de encaixe, livros e gibis essa faixa etária, tesoura sem ponta, cola, recortes de revistas, jogos de dama e quebra-cabeças.
Essa sessão dura em media entre 40 e 50 minutos e normalmente é realizada em um consultório do Psicopedagogo.
O objetivo dessa atividade é verificar as dificuldades de aprendizagem do aprendente, usando o lúdico como uma ferramenta para esse fim.
O uso dessa ferramenta pode confirmar ou não as queixas feitas pelos pais ou mesmo a escola.
Todo o comportamento do aluno frente às atividades deve ser devidamente registrado.
Ao se colocar o material sobre a mesa para a criança observar, deverá ser analisado:
- Se a criança é bom observador
- Se nomeia o material da forma correta
- Se apresenta dificuldade em lembrar os nomes dos objetos
- Se há troca nas falas
- Se há falas infantilizadas
- A postura da criança
- Como se senta
- Se existe algum material que evita
- Suas preferencias
Deve-se observar se a criança fica mudando de assunto porque isso por ser indicativo de dificuldade de concentração.
Também deve-se observar se ela rejeita leitura e escrita. Isso pode indicar que ela tem dificuldade de aprendizagem.
A EOCA possibilita as seguintes avaliações:
- Nível Cognitivo
- Nível de Escrita
- Rejeição à escrita ou leitura
- Vinculo positivo ou negativo para aprendizagem sistemática
- Articulação de pensamento e atitudes
- Planejamento e Organização
- Medo
- Nível de Autoestima
- Nível de Perfeccionismo
- Fixação Oral
- Necessidade de agradar
Através da EOCA pode-se observar os vários tipos de aprendizagem:
- Hipoassimilativa ? quando a criança é tímida, não interage com os materiais, quase não fala e prefere ficar fazendo uma única atividade.
- Hiperassimilativa ? a criança conversa sobre várias coisas enquanto realiza a atividade. Prende-se aos detalhes e não observa o todo.
- Hipoacomodativa ? apresenta dificuldade de estabelecer vínculos emocionais e cognitivos. Pode ser confundido com um ser preguiçoso. Também não explora muito os objetos como se eles fossem machucá-lo. Normalmente permanece em uma mesma atividade.
- Hiperacomodativa ? tem dificuldade de criar, prefere copiar, repete o que aprende sem questionar, sem investigar, é muito obediente, aceita tudo, é submisso.
?????Assim a EOCA é um instrumento de trabalho do Psicopedagogo que possibilita identificar a maneira como a criança ou aprendente se relaciona com os objetos e a forma como aprende e dessa forma possibilita o processo psicodiagnóstico.