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É uma atividade para avaliação psicopedagógica ideal para deixar o relacionamento entre o profissional e o paciente mais leve e descontraído. Além disso pode dar informações ao Psicopedagogo sobre a personalidade, as preferencias e conhecimento prévio do paciente ou aprendente.

A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem- EOCA foi desenvolvida pelo professor argentino Jorge Visca e o objetivo é estudar as manifestações cognitivas-afetivas da conduta do entrevistado em situação de aprendizagem.

Ela é utilizada como ponto de partida em todo o processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem.

Essa atividade é feita normalmente em uma sessão onde todo o material deve ser distribuído sobre a mesa onde a criança ficará sentada.

Se a criança desejar usar outro tipo de material, ela ser informada que só deve usar o material disponível na mesa. Ao ele aceitar essa condição, é possível perceber se ela consegue seguir regras pré-estabelecidas.

O material usado na avalição é normalmente colocado em uma caixa denominada EOCA ou caixa lúdica.

Nessa caixa são colocados materiais tais como: folhas sem pauta, caixa de lápis de cor, lápis de escrever sem ponta, apontador, borracha, tesoura, régua, marcadores, cola, massa de modelar, livros ou revistas.

O uso do lápis sem ponta é para se observar se ele tem a iniciativa de usar o apontador, demostrando dessa forma autonomia e iniciativa da criança.

Esses materiais são usados em aprendentes na idade escolar. Para adolescentes pode se acrescentar outras atividades como jogos, papeis, revistas e livros.

Para crianças com idade inferior a 5 anos poderão ser utilizados: massa de modelar, cubos, jogos de encaixe, livros e gibis essa faixa etária, tesoura sem ponta, cola, recortes de revistas, jogos de dama e quebra-cabeças.

Essa sessão dura em media entre 40 e 50 minutos e normalmente é realizada em um consultório do Psicopedagogo.

O objetivo dessa atividade é verificar as dificuldades de aprendizagem do aprendente, usando o lúdico como uma ferramenta para esse fim.

O uso dessa ferramenta pode confirmar ou não as queixas feitas pelos pais ou mesmo a escola.

Todo o comportamento do aluno frente às atividades deve ser devidamente registrado.

Ao se colocar o material sobre a mesa para a criança observar, deverá ser analisado:

- Se a criança é bom observador

- Se nomeia o material da forma correta

- Se apresenta dificuldade em lembrar os nomes dos objetos

- Se há troca nas falas

- Se há falas infantilizadas

- A postura da criança

- Como se senta

- Se existe algum material que evita

- Suas preferencias

Deve-se observar se a criança fica mudando de assunto porque isso por ser indicativo de dificuldade de concentração.

Também deve-se observar se ela rejeita leitura e escrita. Isso pode indicar que ela tem dificuldade de aprendizagem.

A EOCA possibilita as seguintes avaliações:

- Nível Cognitivo

- Nível de Escrita

- Rejeição à escrita ou leitura

- Vinculo positivo ou negativo para aprendizagem sistemática

- Articulação de pensamento e atitudes

- Planejamento e Organização

- Medo

- Nível de Autoestima

- Nível de Perfeccionismo

- Fixação Oral

- Necessidade de agradar

Através da EOCA pode-se observar os vários tipos de aprendizagem:

Hipoassimilativa ? quando a criança é tímida, não interage com os materiais, quase não fala e prefere ficar fazendo uma única atividade. 

Hiperassimilativa ? a criança conversa sobre várias coisas enquanto realiza a atividade. Prende-se aos detalhes e não observa o todo. 

Hipoacomodativa ? apresenta dificuldade de estabelecer vínculos emocionais e cognitivos. Pode ser confundido com um ser preguiçoso. Também não explora muito os objetos como se eles fossem machucá-lo. Normalmente permanece em uma mesma atividade. 

Hiperacomodativa ? tem dificuldade de criar, prefere copiar, repete o que aprende sem questionar, sem investigar, é muito obediente, aceita tudo, é submisso. 


?????Assim a EOCA é um instrumento de trabalho do Psicopedagogo que possibilita identificar a maneira como a criança ou aprendente se relaciona com os objetos e a forma como aprende e dessa forma possibilita o processo psicodiagnóstico.



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