A palavra Ludoterapia tem origem na palavra latina ?ludos? e significa jogo.
Ludoterapia é um conjunto de atividades lúdicas e terapêuticas que media o mundo imaginário e real da criança, permitindo que ela expresse seus sentimentos e angústias.
Dessa forma a Ludoterapia é uma psicoterapia voltada para o tratamento psicológico da criança, cuja abordagem é brincadeira.
É através da brincadeira que o Psicólogo consegue acessar o mundo interior da criança de dessa forma consegue ajudá-la os problemas e desafios que as afligem.
Na realidade a Ludoterapia é uma forma de se extrair informações da criança de uma forma natural já que as crianças muitas vezes não têm o domínio pleno da linguagem e dessa forma não conseguem se comunicar com clareza ou coerência.
O brincar pode ser uma forma de comunicação na psicoterapia.
É por essa razão que as crianças passam a exteriorizar os seus sentimentos através do choro e da birra no ato de brincar.
O brincar pode mostrar fantasias, interesses e apreensões que acabam sendo projetados nos brinquedos e nas brincadeiras pela criança. Na maioria das vezes mostram de forma bastante transparente o relacionamento da criança com os seus pais.
Ela pode ser usada nos casos em que a criança sofreu algum tipo de trauma, abuso, acidente ou até mesmo a morte de algum membro querido da família.
Normalmente o consultório do profissional que trabalha com a Ludoterapia contêm jogos de tabuleiro, bichos de pelúcia, bonecas, papel, lápis de cor entre outros tipos de brinquedos.
Com a Ludoterapia a criança pode representar situações vividas no seu cotidiano familiar ou escolar e que elas não se sentem confortáveis para compartilhar com a família e na maioria das vezes nem sabem como fazê-lo.
A Ludoterapia possui diversas técnicas que são utilizadas na psicoterapia.
O Desenho é uma forma bastante assertiva que pode descobrir perturbações da mente infantil.
O desenho pode identificar traços de personalidade, através do tipo do desenho, da firmeza do lápis, do enquadramento das figuras na página entre outros aspectos.
Na brincadeira faz-de-conta, usando bonecos por exemplo, permite imitar a vida real e assim pode mostrar a dinâmica familiar ou escolar, demostrando assim fatores problemáticos.
Os jogos como jogo da velha, tabuleiro, bola de gude, podem mostrar a forma do pensar e do raciocínio da criança. Podem também mostrar a frustação ou a competividade demostrando o grau de preocupação da criança no momento do jogo.
Normalmente o desenvolvimento emocional da criança se desenvolve de forma gradual.
É natural que a criança tenha dificuldade no tratamento de suas emoções e na maioria das vezes faz isso como ela acredita que é a melhor forma: com gritos, choros e birras.
Um ponto importante a ser observado é que experiencias ruins na infância e na própria adolescência podem retornar na forma de transtornos mentais e que irão se tornar problemas emocionais na vida adulta.
A Ludoterapia pode trazer os seguintes benefícios:
- Permite que a criança exteriorize os seus sentimentos
- Encoraja a autoexpressão
- Permite a liberação do medo, apreensão, irritabilidade, insegurança
- Melhora a autoestima
- Melhora as habilidades sociais e relacionamento com os pais, professores e colegas
- Facilita a compreensão do próprio sentimento
- Desenvolve a habilidade de lidar com frustação
Os pais podem procurar a ajuda de um profissional que trabalha com Ludoterapia quando observarem situações como: agressões na escola, notas baixas, irritabilidade e isolamento.
Essa técnica é indicada em crianças com idade entre 3 e 12 anos e normalmente esse atendimento é feito de forma individual.
Em alguns casos a criança pode demorar meses para começar a se expressar mesmo que em muitas situações ela confie plenamente no profissional responsável pelo tratamento.
A Ludoterapia é uma técnica utilizada por profissionais da saúde como Psicólogos ou Psiquiatras.
Essa técnica pode ser usada para tratar de diversas patologias clínicas como dependência química, depressão, esquizofrenia.
A Ludoterapia pode ser ainda aplicada nos casos como Autismo e Síndrome de Down.
A Ludoterapia pode ajudar o desenvolvimento da criança de uma forma leve, descontraída e divertida.
Apesar de todos os avanços tecnológicos existentes no dia de hoje, histórias e brincadeiras são elementos extremamente atrativos no mundo da criança.