builderall

A Musicoterapia é uma pratica com musica no contexto de tratamento, reabilitação ou prevenção da saúde.

A musica pode reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar, graças a liberação de endorfina, um neurotransmissor que é capaz de melhorar o humor e auxiliar o controle da dor.

A musica permite que o indivíduo sinta emoções positivas e negativas ativadas em áreas e partes do cérebro. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas de forma positiva ao serem trabalhadas com música.

A Musicoterapia é baseada no uso terapêutico de elementos musicais como ritmo, melodia, harmonia e letra, promovendo mudanças positivas na saúde física, emocional, cognitiva e social.

 

Esse tipo de terapia ajuda a desenvolver áreas como:

- Comunicação

- Expressão

- Aprendizagem

- Organização

Os casos mais comuns de suas aplicações são para promover a saúde, reabilitar pessoas, prevenir o agravamento de condições neurológicas degenerativas, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida.

Independente do grau do comprometimento cognitivo e/ou motor, ela ainda pode trazer benefícios ao indivíduo.

A Musicoterapia se apresenta como uma valiosa abordagem terapêutica para indivíduos com Autismo, oferecendo uma série de benefícios significativos.

Através de técnicas musicais adaptadas e atividades personalizadas, ela proporciona um ambiente seguro e acolhedor, incentivando o crescimento e a transformação da pessoa com Autismo.

 

Entre os benefícios para o Autismo podemos citar:

- Estimulo Sensorial: a musica oferece uma variedade de estímulos sensoriais como sons, ritmos e vibrações. Esses estímulos acabam sendo atraentes e envolventes, ajudando a desenvolver habilidades de percepção sensorial e a lidar com hipersensibilidade ou hiposensibilidade.

- Melhoria na Comunicação: a musica é uma forma de comunicação não verbal que pode ser mais acessível para pessoas que tenham dificuldade de comunicação verbal. Ela pode ajudar a se estabelecer conexões emocionais e promover a expressão de sentimentos e pensamentos, e pode ser usada para melhorar habilidades vocais e de linguagem como entonação, ritmo e articulação.

- Desenvolvimento Social e Interação: a terapia pode facilitar a interação social, encorajando a participação em atividades musicais em grupo, como tocar instrumentos em conjunto, cantar ou dançar, justamente pela musica proporcionar um ambiente seguro e estruturado para a interação.

Estimulo do Desenvolvimento Motor: a musica pode ser utilizada para desenvolver habilidades motoras, como coordenação motora fina e grossa. Os toques rítmicos e jogos musicais que envolvem movimento podem ser usados para o controle motor e a consciência corporal.

- Alivio do estresse e da ansiedade: alguns sons têm efeitos relaxantes e podem reduzir o estresse e a ansiedade. Através da musicoterapia alguns autistas podem aprender estratégias de regulação emocional, como técnicas de respiração e relaxamento que podem ser uteis em situações estressantes.

O profissional responsável pela aplicação dessa técnica é o Musicoterapeuta. Essa formação é uma graduação e traz disciplinas do curso de música e neurociência.

Vale a pensa ressaltar que essa terapia não substitui as intervenções como ABA, Método Denver, fonoaudiologia e terapia ocupacional para o Autismo.

VOLTAR AO FEED ARTIGOS


VOLTAR PARA HOME