builderall

O número das famílias que tem enfrentado as particularidades do envelhecimento ou adoecimento de um de seus membros tem aumentado de uma forma significativa não só no Brasil como também no resto do mundo.

O aumento da expectativa de vida, os avanços da tecnologia e da medicina é considerado uma conquista da sociedade; porém isso faz que o numero de idosos cresça de uma forma exponencial.

Esse fato faz com que as famílias, o Estado e toda a sociedade tenha como obrigação prestar o devido atendimento aos idosos.

Em todas fases da vida de um indivíduo, a família tem uma enorme importância, mas na terceira idade essa importância é ainda maior.

Na maioria das vezes o idoso irá necessitar cuidados e atendimentos diferenciados assim como atenções especiais.

É natural que a família tome pra si a responsabilidade pelos seus membros, e esse fato vai fazer com que quaisquer tipos de problemas relacionados a saúde, o cuidado passe a ser um dever e uma obrigação para com o esse ente querido.

Assim a rotina do dia a dia de toda a família com certeza irá ser adaptada com o objetivo de se respeitar não só as necessidades do idoso como também suas vontades e seus desejos.

Essa mudança na rotina com a inclusão de novas tarefas relacionadas ao cuidado com o idoso, faz com que se inicie uma nova fase do seu ciclo de vida.

O envelhecimento vai trazer a mudança da capacidade funcional do idoso, sua personalidade e a afetividade em relação aos familiares que o cercam.

Assim será necessária uma reconstrução no relacionamento familiar, principalmente em relação as gerações mais novas.

Com certeza esse ciclo de vida irá mudar de forma radical para todos os envolvidos no seio familiar.

O envelhecimento representa a ultima fase do ciclo da vida, e isso faz que os relacionamentos familiares mudem e que exista uma nova estruturação dos papeis com a saída de uns e a inclusão de outros.

Se o envelhecimento enfrentado pelos membros da família passa a ser considerado um problema e para o idoso tem um significado de morte. Ele passa a se colocar como um grande estorvo na vida de seus familiares.

O problema vai ser maior ainda quando o idoso é acometido de alguma doença crônica grave e necessita de um cuidado intenso. Isso vai ocorrer porque o idoso acaba perdendo a sua autonomia para as atividades da vida diária.

Quando isso ocorre a família se vê obrigada a tomar as providencias necessárias quanto aos procedimentos que serão necessárias para determinadas situações.

O Estado no Brasil  praticamente não dá o suporte para esses casos  e assim a família passa a ter a responsabilidade e a obrigação de arcar com todos os custos relacionados ao tratamento e cuidado do idoso.

O envelhecimento vai fazer parte da vida de todos, e desde jovem o individuo deveria pensar nessa condição que um dia vai chegar pra todos.

Lidar com todos os aspectos relacionados a velhice e se pensar no que pode ser feito, faz com que essa transição seja feita da melhor forma possível.

O idoso a medida que perde as suas capacidades físicas, necessita de um maior apoio familiar para que ele se sinta mais valorizado e amado pelos seus entes queridos.

O importante que o idoso viva a sua última fase do seu ciclo de vida com dignidade e acima de tudo recebendo todo o carinho por parte de todos que o cercam.

Um cuidado que deve tomado pela família é inserir o idoso nas atividades do dia a dia, para que ele se sinta ativo e não se sinta entediado.

Historicamente a família sempre teve um papel muito importante no cuidado e na proteção de seus membros.

O verbo cuidar pode ter os seguintes significados: cautela, precaução, zelo, atenção. Quando se trata de envelhecimento esse cuidado é maior ainda porque requere atitude de preocupação, ocupação, responsabilização e afeto.

Dessa forma o cuidador se sente afetivamente envolvido e cria uma forte ligação com a pessoa que ele cuida.

Tratar do idoso no ambiente domiciliar é sempre de maior complexidade.

O idoso deve ter autonomia e independência assim como ter a capacidade de desenvolver suas atividades de forma rotineira e ainda ficar no espaço que ele desejar, desde que ele ainda tenha lucidez para isso.


O Ministério Público no seu Guia Pratico do Cuidador cita as seguintes definições em relação ao cuidador:

- Cuidador Informal:  é o membro da família que pode ser esposa(o), filha(o), irmã(o), nora. Normalmente as mulheres são escolhidas pela família por ter um melhor relacionamento ou intimidade com o idoso e por ter maior disponibilidade ou tempo.

- Cuidador Formal: é o profissional que recebeu treinamento para a função que exerce mediante uma remuneração, mantendo vínculo contratual. Ele pode ser contratado para trabalhar no domicilio ou em uma instituição de longa permanência para idosos.


??O ato de cuidar é bastante complexo pois o cuidador informal em muitas ocasiões é tomado por sentimentos diverso como raiva, culpa, medo, angustia, confusão, cansaço.

Quando esse cuidador está disponível somente para esse fim, a carga sobre ele pode ser bastante significativa, sendo necessário se criar opções de lazer e outras atividades saudaveis.

Na maioria das vezes a pessoa que passa a ter essa responsabilidade não está preparada a administrar essa situação.

Assim o cuidador deve criar regras em sua rotina e impor um dia para cuidar de si, da sua saúde e do seu bem-estar.

Em muitas ocasiões a pessoa que está sendo cuidada tem seu quadro de saúde estável, porem o cuidador acaba ficando doente. O cuidador deve ter consciência da necessidade do autocuidado e sempre se preocupar em obter aquilo que lhe proporcione benefícios físicos, mentais e emocionais.

Atualmente o papel da família em relação aos cuidados que são dados ao idoso é muito importante, mas todos os fatores deverão ser levados em consideração.

O cuidador deve escutar, ficar atento e ser solidário com a pessoa cuidada, ajudar nos cuidados de higiene, estimular e ajudar na alimentação.

Deve ajudar ainda na locomoção e atividades físicas como: andar, tomar sol e fazer exercícios físicos.

Os cuidadores de idosos e principalmente a família formam a base da rede de apoio que garante que as necessidades do idoso sejam atendidas de forma adequada e com toda qualidade necessária.


??????VOLTAR AO FEED ARTIGOS


VOLTAR PARA HOME