A Psicopedagogia é uma área de atuação que combina elementos da Pedagogia e Psicologia e tem como objetivo estudar o problema de aprendizado de um indivíduo.
Assim déficits nas funções cognitivas utilizadas no processo de aprendizagem, como memória, raciocínio lógico e concentração, podem dificultar não só a vida escolar como também a vida profissional de uma pessoa.
Em muitas ocasiões o aluno com dificuldade no aprendizado é taxado como preguiçoso ou lerdo com má vontade em aprender, mas isso nem sempre corresponde com a realidade.
Quando essas críticas são feitas de forma indiscriminada e sem muito critério, elas podem provocar a baixa autoestima por parte do aluno.
Em muitas ocasiões a falta de habilidade de um professor pode contribuir para a desistência do aluno.
O papel do Psicopedagogo é auxiliar crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem a melhorarem a sua relação com o aprendizado.
Existem muitos transtornos mentais que podem dificultar a aquisição do conhecimento.
Um transtorno mental é definido como uma disfunção da atividade cerebral que podem gerar prejuízos emocionais e físicos de forma bastante significativa. Tais transtornos podem afetar o humor, o comportamento, o raciocínio e ainda podem influenciar na concentração e memória.
Os pais devem ficar atentos quando perceberem que seus filhos estão tendo dificuldades na escola e dessa forma devem procurar ajuda profissional para tentar solucionar esse problema.
Abaixo são apresentados alguns problemas relacionados a aprendizagem:
- Discalculia: dificuldade para calcular, resolver problemas matemáticos e identificar números
- Dislexia: dificuldade de compreender informações de material escrito e leitura imprecisa ou lenta
- Disgrafia: dificuldade para escrever, como por exemplo, trocar as letras em palavras com fonética semelhante, cometer erros de ortografia e não saber colocar acentos nas palavras.
A Psicopedagogia é dividida em 2 áreas: Psicopedagogia Clinica e Psicopedagogia Institucional.
Psicopedagogia Clinica
O Psicopedagogo Clinico atende individualmente e sua função é melhorar o desempenho cognitivo da criança ou adolescente.
Ao trabalhar com o processo de aprendizagem ele vai investigar as causas e buscar soluções para os problemas relacionados.
O tratamento acontece com uma entrevista inicial onde a pessoa que busca a ajuda, que pode ser os pais ou responsáveis, detalha todos os problemas e dificuldades que a criança ou adolescente esta apresentado no ambiente escolar.
No consultório o Psicopedagogo Clinico desenvolve uma série de atividades elaboradas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Essas ações devem ser previamente planejadas após uma avaliação criteriosa.
Avaliação Psicopedagógica: antes do tratamento propriamente dito, o Psicopedagogo faz uma avaliação em várias sessões onde serão diversos aspectos: desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem, raciocínio lógico-matemático entre outros.
Quando essa etapa é concluída, o profissional começa a trabalhar com uma hipótese diagnóstica.
Essa avaliação na sua grande maioria não é feita por um único profissional. O Psicopedagogo realiza um trabalho multidisciplinar.
O paciente é encaminhado a profissionais como psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, neuropediatras entre outros.
Em muitas ocasiões são solicitados exames de visão e audição para verificar se problemas nessas áreas não estão interferindo no processo de aprendizagem do aluno.
Psicopedagogia Institucional
O Psicopedagogo que atua na área de Psicopedagogia Institucional faz atendimento em grupos dentro de escolas, empresas, hospitais e até mesmo em ONGs.
No ambiente escolar, o Psicopedagogo deve auxiliar a direção a implantar metodologias de ensino e práticas pedagógicas que beneficiem a qualidade de ensino oferecida aos alunos.
Assim para que ele consiga resultados na execução de suas responsabilidades, o trabalho do psicopedagogo deve abranger toda a comunidade escolar. Ou seja, a equipe pedagógica, os professores, a direção, os pais, os alunos e os demais funcionários da instituição de ensino.
O Psicopedagogo Institucional tem como objetivo como a instituição, seus membros e sua cultura afetam os processos de aprendizagem. Ele vai procurar identificar os obstáculos à aprendizagem que podem estar na estrutura ou na cultura da instituição.
Ele também pode ajudar a promover uma cultura de aprendizagem continua, incentivando a colaboração, a resolução de problemas e a inovação.
Dessa forma escolas, hospitais, empresas e quaisquer entidades que apresentem caráter educativo se tornam um campo fértil para a atuação do Psicopedagogo Institucional.