Atualmente a busca por profissionais que cuidam da saúde mental como Psicólogos e Psiquiatras tem se tornado comum e essa busca não está necessariamente associada a uma doença.
Na Psicologia por exemplo, existem diversos tipos de abordagens terapêuticas. Entre elas podemos citar Psicanalise Freudiana, Psicologia Analítica ou Jungiana, Psicanalise Lacaniana, Analítico-Comportamental, Gestalt, Psicodrama e a Terapia Cognitiva Comportamental.
Essas abordagens terapêuticas podem solucionar transtornos psicológicos de todos os tipos.
Entre essas abordagens existe a Terapia Cognitiva Comportamental ou TCC.
A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem da Psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas.
A TCC analise como o ser humano interpreta os acontecimentos com aquilo que os afeta e não propriamente no acontecimento em si.
Assim o TCC está relacionado a forma como cada pessoa vê, se sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incomôdo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.
A Teoria Cognitiva Comportamental sugere que a mesma situação pode ser compreendida sob diversos pontos de vista, desafiando os pensamentos ou convicções criadas a partir de crenças e verdades assumidas diante de diversas situações.
A partir de uma nova abordagem, são criados novos mecanismos lógicos que irão auxiliar o paciente nas situações que geram sofrimento.
O TCC surgiu nos anos 60 onde o Psiquiatra e Neurologista Aaron Beck, desenvolveu um ?modelo cognitivo da depressão? e que posteriormente evolui para a compreensão e tratamento de outros transtornos.
Essa abordagem tem como objetivo identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas.
A partir disso são utilizadas técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.
O TCC é usado tanto para tratamentos de transtornos psicológicos e emocionais como Depressão e Ansiedade como também Fobias, Traumas, Dependência Química entre outros.
Além disso o TCC pode auxiliar em questões relacionadas como dificuldades de relacionamento, luto, separações, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal entre outros.
Como a Terapia Comportamental Funciona ?
O objetivo principal do TCC é mudar os sistemas de significado dos pacientes para alterar suas emoções e comportamentos em relação às situações.
O Psicólogo nas sessões de TCC irá identificar sentimentos, pensamentos e comportamentos de determinadas situações descritas pelo paciente.
A partir dessa análise, padrões são identificados e são esses padrões que irão determinar as crenças e percepções para cada experiencia vivida.
Quando o Terapeuta identifica padrões mal adaptados ou disfunções de pensamento, ela vai auxiliar os pacientes a encontrar novas possibilidades de pensamentos alternativos e mais funcionais que irão possibilitar uma melhor adaptação à sua realidade social.
Com o passar do tempo o paciente vai lidar as questões por conta própria.
Os pontos determinantes para a compreensão do TCC são:
- Ambiente ou situação onde ocorre o problema
- Pensamentos ou sentimentos envolvidos no problema
- Estado de humor e emoção resultantes
- Reação Física
- Comportamento
Assim quando o pensamento, emoção e comportamento estão em equilíbrio, é muito mais fácil agir de forma consciente e sem prejuízos.
?????????Técnicas usadas no TCC
- Reverter hábitos: visa aumentar a percepção de cada paciente sobre cada episódio que lhe traz desconforto. A ´partir dai ele vai gerar a capacidade de interromper isso com uma resposta mais rápida e eficiente.
- Aumentar a consciência: com o objetivo de identificar os fatores desencadeantes e a sequencia de acontecimentos associados com determinado sintoma ou comportamento.
- Monitorar e Registrar: cada ocorrência deve ser armazenada com informação de dia e hora, localização, pensamentos, sentimentos e emoções que poderão ser uteis no tratamento.
- Resposta: deve ser usada uma resposta adequada para controlar uma reação.
- Controle de Estresse: técnicas de respiração, relaxamento muscular e técnicas cognitivas para ajudar o controle da angustia.
- Prevenção de recaídas: o paciente deve ser ensinado como lidar com situações que desencadeiam situações negativas.
Em relação ao tratamento, para cada paciente serão aplicadas técnicas diferentes no tratamento.
Para quem tem o diagnóstico de problema psicológico normalmente serão realizadas de 10 a 20 sessões de TCC.
Hoje a Terapia Cognitiva Comportamental é amplamente popularizada sendo reconhecida e comprovada.
Nesse tipo de terapia é fundamental que exista uma perfeita sintonia entre paciente e terapeuta e assim juntos, poderão construir estratégias para lidar com seus transtornos.
Importante salientar que cada individuo terá o seu nível de resposta conforme sua dedicação a terapia e empenho em solucionar e resolver seu sofrimento.