builderall

O Terapeuta Ocupacional é um profissional de nível superior voltado ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas.

O Terapeuta Ocupacional presta assistência qualificada aos pacientes que necessitam de auxilio em suas atividades básicas sensoriais, motoras e cognitivas no dia a dia.

A Terapia Ocupacional pode beneficiar pessoas de todas as idades que tenham alguma limitação ou incapacidade de executar atividades diárias.

Essas atividades cotidianas podem ser atividades relacionadas ao autocuidado como higiene pessoal, alimentação e vestuário, produtividade relacionada ao trabalho ou estudo, momentos de lazer e atividades sociais.

Todas essas atividades fazem parte da série de ocupações que as pessoas executam diariamente para que possam cuidar de si mesmo e assim viver normalmente.

Existem condições de saúde que podem dificultar atividades simples como por exemplo pentear o cabelo ou até mesmo escovar os dentes, e cabe ao Terapeuta Ocupacional auxiliar o indivíduo a executar essas tarefas.

Para que isso aconteça, o profissional deve trabalhar a partir das habilidades e limitações de cada pessoa devendo criar novas formas de fazer as tarefas que a pessoa necessita fazer com a maior autonomia e maior independência possível.

O Terapeuta Ocupacional procura intervir no cotidiano do paciente, buscando alternativas para que tarefas diárias sejam feitas com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

A Terapia Ocupacional permite que as pessoas consigam fazer aquilo que elas precisam fazer.

 

 

Diferença entre Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta

Existem pacientes que podem ser atendidos pelos profissionais de ambas as áreas.

O Fisioterapeuta trabalha com pessoas que possuem distúrbios do movimento como por exemplo, pacientes que tenham limitação na sua capacidade motora.

Já o Terapeuta Ocupacional vai focar na ocupação / atividade humana.

Assim enquanto o Fisioterapia procura estudar o movimento e a funcionalidade humana, a Terapia Ocupacional busca trabalhar as habilidades as limitações físicas e psíquicas, procurando dar autonomia ao indivíduo.

Dessa forma o Fisioterapeuta trabalha na reabilitação física e motora, o Terapeuta Ocupacional promove a reabilitação psicomotora por meios de tarefas cotidianas.

 

Indivíduos que têm dificuldade de aprendizado, vítimas de traumas causados por acidentes, pessoas portadoras de doenças degenerativas ou qualquer tipo de desordem psicomotora, sejam idosos, adultos, jovens e até mesmo crianças, fazem parte do público-alvo do Terapeuta Ocupacional.

O lúdico e a criatividade que levara em conta a necessidade de cada paciente, fara com que o indivíduo seja o agente atuante da sua própria reabilitação.

O Terapeuta Ocupacional pode trabalhar em hospitais, clinicas de dependentes químicos, instituições penais, casas de repouso, creches entre outros.

Meios de atuação da Terapia Ocupacional

- Gerontologia: auxiliam o idoso a se reintegrarem ao ambiente social.

- Reintegração Social: esse meio orienta menores infratores, carentes ou viciados em algum tipo de droga a se estabilizar no meio social.

- Meio Educacional: auxilia no processo de aprendizagem em crianças com algum tipo de deficiência e também pode ajudar a criança na  inserção no ambiente escolar.

- Reabilitação: trabalha com a prevenção de doenças ocupacionais diretamente dentro das empresas, orienta vitimas de acidentes ou doenças do trabalho na melhor forma de reintegração ao ambiente.

- Saúde Mental: trata de pessoas com problemas psíquicos para que elas possam se ajustar ao meio do trabalho e meio social.

O curso de Terapia Ocupacional é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado com 4 anos de duração.


VOLTAR AO FEED ARTIGOS


VOLTAR PARA HOME