O uso de forma excessiva do Telefone Celular ou Smartphone, pode gerar transtornos psíquicos como por exemplo ansiedade e posteriormente depressão.
Esse tipo de transtorno já tem um nome: Nomofobia que é o medo de ficar sem o celular.
Esse termo vem da expressão em inglês no mobile phone phobia ou medo de ficar sem o telefone celular.
Esse distúrbio pode acometer qualquer pessoa de qualquer idade.
Nos últimos anos os aparelhos celulares ganharam um grande espaço na vida de todos nós.
O individuo que não dorme próximo ao aparelho celular, leva-o para todos os lugares e nunca está desconectado já é considerado dependente.
O Brasil é o Segundo País que passa mais tempo exposto a uma tela no mundo, sendo a África do Sul o primeiro em número de acessos.
Os Brasileiros passam mais da metade das horas em que estão acordados acessando um celular e isso corresponde a aproximadamente 56,6 % da população.
Na pratica isso significa cerca de 9 horas e 32 minutos do dia em frente ao celular.
Nos últimos 2 anos o uso dos smartphone cresceu 45 % no Brasil entre 2019 e 2021.
O que mais consome o tempo dos usuários são as redes sociais e os serviços de streamings como Netflix, Youtube e Gooplay.
Na categoria games online o Brasil ficou em sétimo lugar., gastando em media 1 hora nesse tipo de serviço.
Uma informação curiosa é que o país que menos usa o celular diariamente são os japoneses.
A Neurologista Patrícia Coral afirma que o contato prolongado com o celular pode gerar transtornos de ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e insônia.
Doenças Causadas pelo uso excessivo do Celular
Problemas de visão ? o uso excessivo do celular pode deixar os olhos ressecados, abrindo as portas para doenças como infecções, inflamação, fadiga visual, dor de cabeça e dos olhos, visão embaçada.
Comprometimento das articulações ? a posição das mãos para mexer no celular e o movimento repetitivo dos dedos na tela podem favorecer o surgimento de problemas nos tendões e nas articulações, causando dor e desconforto nas mãos, nos dedos e até mesmo nos cotovelos.
A má postura ao usar o celular também causa tensão muscular que pode reverter em dor crônica.
Sedentarismo ? passar horas no sofá mexendo no celular e não aproveitar o tempo para praticar as atividades físicas é uma característica comum do sedentarismo. Esse habito pode levar à obesidade e problemas de saúde.
Disformia corporal ? pessoas que passam muito tempo nas redes sociais tendem a se comparar com os padrões de imagens estabelecidos, muitos deles regidos por filtros e um estilo de vida incansável.
Isso acaba gerando insatisfação com a própria imagem, podendo causar um transtorno mental denominado disformia corporal.
Como evitar o uso excessivo do Celular
- Antes de dormir colocar o celular no modo avião,
- Evite usar o Celular quando estiver deitado na cama,
- Fique atento na postura quando estiver usando o celular e evite ficar com a cabeça baixa.
- Quando tiver um tempo livre, procure fazer algumas atividades produtivas e benéficas para a saúde.
Exercícios físicos, leitura de um livro, preparar a comida, meditar, yoga, passear com o cachorro e assistir um bom filme sem a interferência do celular são opções saudáveis.
Existem aplicativos que possibilitam armazenar o tempo que foi dedicado para o uso do celular. Fazer esse controle para verificar se o uso está realmente excessivo seria importante.
Determine tempos espaçados pra ver as redes sociais e desabilite ainda as notificações das redes sociais que aparecem na tela do celular.
O uso dos celulares por parte das crianças de hoje também tem sido muito exagerado.
Assim na medida do possível deve-se incentivar as atividades como futebol, pega-pega, peteca, carinho de rolimã, empinar pipa entre outras atividades lúdicas.
É preciso limitar o acesso para as crianças, ou seja, o uso não é para ser proibido, mas com certeza deve ser controlado.
O tempo ideal para crianças de 2 a 5 anos seria de uma hora por dia e crianças entre 6 a 10 anos no máximo 2 horas por dia sempre com supervisão de um adulto.
Adolescentes entre 11 e 18 anos não devem ultrapassar 3 horas por dia e sempre com a supervisão de um adulto.
Na Holanda a partir do próximo ano será proibido a entrada nas escolas de celulares por parte dos alunos.
Essa medida podia ser adotada no Brasil onde os professores se queixam muito dos alunos que acessam os celulares durante as aulas.
O celular reduz muito a capacidade de concentração de uma pessoa. Um estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade do Texas afirma que o equipamento, mesmo desligado, causa distrações apenas por estar presente em um local. Portanto, imagine o impacto quando um aluno mexe no aparelho enquanto estuda.
I
TUCIONA